Avaliação Imobiliária

ÁREA DE ATUAÇÃO

Em que situação donos de imóveis contratam esse serviço?
- Para saber quanto vale;
- Para partilha de bens;
- Inventários;
- Divórcios;
- Revisão IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano);
- Revisão ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis);
- Renovatória de locação;
- Atualização do valor de mercado;
- Para desapropriação;
- Para comercialização (locação e venda);
- Alienação Fiduciária (bancos e instituições financeiras).

PARA QUE SÃO FEITAS AS AVALIAÇÕES?
Existem várias finalidades para as avaliações do imóvel. A avaliação é exigida, por exemplo, em processos judiciais para determinar o valor do aluguel em caso de renovação de contratos, principalmente para imóveis comerciais. Ela também é útil para instituições financeiras, quando o imóvel serve como garantia em dúvidas, como hipotecas ou alienação fiduciária. O poder público, quando precisa desapropriar ou definir valor de tributos de IPTU, por exemplo, também necessita de uma avaliação técnica.
Por fim, empresas privadas, para fins de citação em contrato na hora de fusão, dissolução de sociedades e outras necessidades, também precisam do laudo de uma avaliação técnica conforme normas da ABNT.

O QUE É A AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA?
A avaliação imobiliária é um serviço essencial para a regularização das ofertas do mercado de imóveis e também para garantir que as propriedades sejam negociadas dentro de um patamar de valor que esteja de acordo com a realidade.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acompanha esse mercado de perto e estabeleceu uma série de critérios, definições e normas a serem seguidas. Elas estão todas inseridas dentro da NBR 14653, que estabelece padrões a serem seguidos para a correta avaliação imobiliária.
Seguir as diretrizes apontadas pela ABNT garante que o serviço seja feito com qualidade e que todas as áreas da avaliação imobiliária sejam respeitadas, aumentando as chances de não haver retrabalho.
Cabe ao avaliador de imóveis ser especializado na sua área de atuação e ter conhecimento profundo das definições estabelecidas na NBR 14653 e todas as outras normas e leis que tratam da avaliação imobiliária. É imprescindível que ele aja de forma ética e transparente para transmitir confiança com o serviço feito e chegar a um acordo entre todas as partes envolvidas.